Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O desafio de ser sal e luz usando palavras

DEVOCIONAL

É possível viver autenticamente a fé cristã em casa, no local de trabalho ou estudos, na vizinhança e, acima de tudo, diante do Senhor.

Quais lições você recebeu do Senhor nesse tempo? Qual crescimento é visível em você?

O crescimento de todas as coisas depende da semeadura que fazemos. No entendimento espiritual da nossa vida, a palavra é semente. O que temos feito, semeado, com o ensino recebido? Temos compartilhado?

Um sinal a ser observado é quando alguém vive só para receber ou para resolver as coisas essenciais da vida. Nesse caso, o crescimento fica em segundo ou terceiro plano, e as emergências tomam conta da agenda. No entanto, podemos buscar do Senhor uma vida de crescimento e frutificação, sendo sal e luz para todos à nossa volta.

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

Mateus 5:13-16

Quando nos relacionamos com as pessoas em casa, no local de trabalho ou estudos, na vizinhança, o que temos a dizer diante de cada assunto, dilema ou desafios vistos? Usamos a Palavra para liberar bençãos, profetizar os decretos eternos de Deus, ou caímos na cilada de sermos como as pessoas que não exercem fé, não conhecem ainda o Salvador?

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

Efésios 4:29

Faça um exercício mencionando situações (verdadeiras ou imaginadas) em que é necessário termos um versículo para declarar, mas geralmente falamos o que pensamos ou reproduzimos o que os incrédulos ou a mídia derramam.

1. Enumere essas situações e os versículos que estão na Palavra para cada uma delas.

2. Ore a respeito, fortalecendo a fé para as próximas oportunidades.

3. Tenha, se necessário, uma lista de tópicos para perguntar a seus líderes, buscando sabedoria no que falar e como ser sal e luz em situações difíceis.

A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Romanos 10:8-11

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9