DEVOCIONAL
Quando uma pessoa experimenta o novo nascimento, recebe o Espírito Santo e é capacitada com poder para testemunhar. A presença real do Espírito de Deus em nós gera convicção e nos capacita a proclamar o Reino, o Evangelho, e a obra de Jesus para a salvação eterna de todos os que creem!
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8
Os dons do Espírito estão sempre relacionados à ação por meio da palavra. Veja os dons destacados no versículo abaixo; todos envolvem o nosso agir com a palavra falada.
“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
1 Coríntios 12:7-11
A autoridade que temos em qualquer cargo profissional envolve decisões e comandos. Nossa palavra é um instrumento de autoridade. No relacionamento conjugal, na educação de filhos, ao pedirmos algo às pessoas, ao fazermos compras; em todo tempo estamos usando a voz para gerar ações frutíferas, alcançar o que desejamos.
Saber usar a voz é uma necessidade. Alguns se dedicarão a estudar mais o português, escrevendo e falando corretamente. Outros farão cursos de oratória para uma exposição oral mais eficaz no trabalho ou nos estudos. Muitas pessoas desenvolvem com graça o dom da palavra para ensino, pregação ou evangelismo. Reter conteúdo para saber o que falar em cada ocasião é imprescindível. O conteúdo da Palavra de Deus e a presença do Espírito Santo em nós são os recursos mais poderosos para a vida terrena e para a eternidade.
Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Romanos 10:8
No uso da palavra, fluindo de um coração rendido a Deus, proclamamos as verdades do Reino de Deus e os decretos eternos do Senhor por meio da oração.
Quem é guiado pelo Espírito Santo sempre terá um testemunho a compartilhar e usará a oração confiadamente para as intervenções de Deus na terra!
1. Quais são os seus motivos de oração mais prioritários hoje?
2. Dedique um tempo orando por isso.
Não orem como quem não sabe se o Senhor pode responder; orem o que a Palavra promete, proclamem os decretos eternos de Deus que estão nos versículos bíblicos. Para isso, aprofunde-se na Palavra. Assim, você terá conteúdo para suas orações.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tiago 5:16