DEVOCIONAL
… santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós… 1 Pedro 3:15
Todo investimento em capacitação para o serviço e ministério, vida pessoal, profissional e intelecto, é o mesmo que preparar vasilhas para Deus encher abundantemente! O que temos feito para isso?
“… santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…”
1 Pedro 3:15
A palavra “Senhor” no original grego é κυριος kurios (Kírios). Significa “aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor. Proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre, o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano. Kirios é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores. Título dado a Deus, ao Messias.” (Dicionário Grego Strong’s)
Não temos esse costume na nossa cultura moderna. Ninguém chama uma pessoa de “senhor”, a não ser por um certo respeito, nunca por submissão absoluta, como de um escravo. Porém, a respeito de Cristo, somos mesmo submissos, Ele é o nosso Senhor absoluto; manda em tudo na nossa vida, agenda e futuro.
É exatamente isso que não temos costume como cristãos. Cada um tem uma opinião própria e segue com sua vida independente. Geralmente, buscamos ao Senhor quando precisamos de algo ou quando estamos em alguma circunstância que nos leva a cultuá-lo. Mas, somos chamados a um nível de entrega tão intenso que passamos a depender do Senhor para tudo.
Isso não significa que somos “um banana”, controlados. Significa que reconhecemos que fomos feitos para Ele. Ponto final.
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:36
Buscamos capacitação, na Palavra, para servir a Jesus como servos, escravos eternos de um Senhor maravilhoso e pleno de amor, que nos cuida de uma forma incomparável, única.
Esse amor, que nos faz nos entregar completamente, só pode vir dEle mesmo!
1. Queremos seguir pelo restante do ano buscando capacitação do Espírito Santo para viver plenamente o Reino de Deus.
2. Queremos seguir a cada semana em um crescente de graça, provisionamento e edificação em Deus, por isso estudamos a Palavra; por isso a próxima lição desafia cada sacerdote, cada discípulo, a levantar um altar de culto em casa.
Ore pedindo ao Senhor fortalecimento, sensibilidade ao Espírito Santo para comandos e experiências edificantes.
Coloque diante do Senhor os desafios pessoais e familiares, emocionais ou materiais, de tal forma que o nome de Jesus seja glorificado na sua casa!