Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DEVOCIONAL

Se você fosse obrigado a mudar as prioridades da sua vida, qual delas definiria como a mais importante? O que você imagina que te custaria zelar por essa nova e desafiadora prioridade?

QUAIS SÃO AS MINHAS PRIORIDADES?

Há um princípio universal do Reino de Deus que estabelece:

“Só tem autoridade quem está debaixo de autoridade.”

Um aluno depende do professor para receber oficialmente notas e avançar na graduação a cada ano. O professor, por sua vez, depende da Escola, é a instituição que o autoriza. A Escola também está debaixo de autoridade, depende da legalidade junto ao MEC, o Ministério da Educação. Esse Ministério está debaixo da autoridade do Governo Federal.

Podemos ter o mesmo entendimento em relação aos vínculos de trabalho ou aos vínculos familiares. Alguém sempre estará acima de nós, em autoridade, nos auxiliando na legitimidade, frutificação e crescimento.

Essas estruturas orgânicas, logísticas ou sociais são reflexo do que acontece no mundo espiritual. O centurião romano entendia muito bem das hierarquias militares que prevalecem até hoje. Ele viu Jesus como alguém que está debaixo da autoridade do Pai, por isso poderia usar de autoridade e curar o servo.

“Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.”

Mateus 8:5-13

Vejam que Jesus reconheceu o discernimento do centurião como um ato de fé. Centurião é uma autoridade romana, um capitão que tem um exército de cem homens sob seu comando. Era necessário fé para crer e proclamar que Jesus estava debaixo de autoridade, por isso poderia enviar uma ordem.

Essa fé não apenas nos permite reconhecer autoridade, como nos leva a nos submetermos ao Reino. Foi isso que o centurião fez em favor do seu soldado enfermo. O que é que nós precisamos fazer em favor da nossa família e de muitos outros?

“Se é necessário estar debaixo de autoridade para exercer autoridade naquilo que temos a realizar nesta terra, precisamos priorizar estar no altar do Senhor, debaixo da Sua autoridade!”

Buscar primeiro o Reino de Deus implica em uma vida no altar do Senhor. Começamos o dia e passamos a semana correndo atrás das obrigações, necessidades e desejos ou nos rendemos a Jesus diariamente? Conte publicamente nesta reunião da Célula qual a sua realidade?

1. Quais são os seus desafios pessoais e familiares? Como você deveria estar debaixo de autoridade para receber autoridade e vencê-los?
2. Quais são os seus alvos para este ano? Como você deveria estar debaixo de autoridade para alcançá-los e frutificar?
3. O que te impede hoje de exercer autoridade? Quais passos você pode dar para uma mudança e milagres?
4. Qual versículo bíblico te traz autoridade para esses desafios?Defina um alvo para esta semana de meditação na Palavra e oração!