Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DEVOCIONAL

A palavra fé pode significar uma crença ou convicção acerca da veracidade de alguma afirmativa; também pode ser utilizada para descrever um conjunto de crenças de uma religião ou doutrina; ou pode expressar a ideia de fidelidade a compromissos e promessas (“pessoa digna de fé”). Todos esses significados são corriqueiros e amplamente empregados em nossa comunicação verbal e escrita.

Contudo, o que nos interessa neste estudo é compreender o que a Palavra de Deus diz ser fé, ou qual a natureza da fé no único Deus, Criador dos céus e da terra, e em seu Filho Jesus, nosso Salvador, para que, assim, possamos vivê-la de forma prática e habitual em todas as instâncias da nossa vida.

Isso porque:

Nada neste mundo se compara às bênçãos e às promessas

que Deus tem para seus filhos, passíveis de serem

acessadas e experimentadas por meio da fé

O Autor de Hebreus, no Capítulo 11, verso 1, traz a compreensão bíblica de fé:

“Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

De acordo com o texto, a fé bíblica não é expressão de um mero sentimento ou emoção, ou mesmo de um conjunto de ideias, tampouco se caracteriza por um “pensamento positivo”, como imaginam alguns.

A fé é uma certeza

A fé é uma convicção

Certeza do que ainda se espera.

Convicção do que ainda não se pode ver.

Mas o que esperar? E o que é que não podemos ver, mas temos convicção de que existe e é real? A resposta é simples: esperamos e temos convicção de tudo o que a Bíblia diz que veio e virá; e que é e será!

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” 1 Pedro 1:3-5

 

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

 

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” Efésios 2:4-7

 

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2:9

A fé bíblica corresponde a um modo de viver, de pensar e agir pautado por uma confiança plena no que Deus diz e faz. Não é meramente “acreditar” em algo ou em alguém. Como está escrito: “o meu justo viverá pela fé”.

Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 1:2-3

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

A fé e a prática

A fé nos leva a atitudes e comportamentos intencionais que expressam fidelidade e obediência a Deus e à sua Palavra. O resultado disso é a manifestação nas nossas vidas da realidade do Reino de Deus e de Sua vontade para nós, que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

O Capítulo 11 de Hebreus, registra vários exemplos de homens de fé, que escolheram confiar integralmente em Deus, sendo fiéis e obedientes ao Senhor, o que os levou a experimentar o agir sobrenatural de Deus, gerando, em muitos casos, bênçãos para muito além de suas próprias vidas.

Mas, como podemos adquirir e desenvolver a fé que nos leva a experimentar o que Deus tem preparado para nossas vidas, como salvação, paz, justiça, alegria, santidade, saúde, renovo, descanso, auxílio, consolo, sustento, provisão e tantas outras bênçãos?

Em primeiro lugar, não é possível viver essa fé sem a prévia experiência de salvação, sem nos tornarmos Filhos de Deus por meio da fé em Jesus (João 1: 12-13).

A boa notícia é que todos os que desejarem podem se tornar Filhos, pois a salvação é fruto da graça de Deus (Efésios 2:8).

Todavia, muitos de nós, mesmo após experimentar o novo nascimento em Cristo e caminhar na presença de Deus, traz no íntimo o equívoco entendimento de que ter uma fé operante, ou experimentar o sobrenatural de Deus, é privilégio de poucos, o que não se sustenta à luz da Palavra de Deus.

Todo aquele que foi justificado por Cristo deve viver pela fé! E, como já dito, viver pela fé não representa algo abstrato ou intangível, mas diz respeito à escolha de viver com fidelidade e obediência a Deus, confiando não naquilo que se vê, ouve ou sente, mas no que Deus diz em Sua Palavra.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Romanos 10:17

A fé vem pela Palavra de Deus! Assim, quanto mais da Palavra houver em nós, mais operante em fé seremos.

Escrevendo acerca de Jesus, o Apóstolo João nos ensina que o Verbo – ou a “Palavra” – de Deus se fez carne e habitou entre nós (João 1:14).

Nesse sentido, à medida em que vamos conhecendo e buscando mais intimamente a Jesus, mais seremos capazes de confiar e fortalecer a nossa fé, para, num ritmo crescente, caminharmos sob a verdade de que todas as coisas cooperam para o nosso bem.

A fé é fruto do relacionamento genuíno com Deus.

Ela se desenvolve pelo estudo da Palavra, no poder e unção do Espírito Santo, nosso ajudador, que opera em nós a paulatina renovação da mente, antes formatada pelas leis de um mundo mau e corrupto.

A fé nos torna aptos a reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos, e, assim, podermos desfrutar do descanso, do cuidado, da segurança e da alegria que somente Deus pode nos proporcionar.

A fé, franqueada a todos os que creem, habilita-nos a manifestar a realidade do Reino de Deus e Seu poder aqui na Terra!

“Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” João 14:11-12

Questões para meditar:

1. Qual o exemplo de fé na Bíblia que mais lhe inspira?

2. O que você deseja experimentar pela fé, mas ainda encontra barreiras?

4. Qual texto bíblico acerca de promessas de Deus mais falam ao seu coração?

3. Quais ações você pode adotar hoje para vencer a incredulidade?