DEVOCIONAL
Será que só o pastor pode pregar? A noção de que apenas quem “fez seminário” pode pregar é um mito. Em diversas situações, precisamos de pessoas com talentos específicos para projetos importantes. A proclamação do Evangelho muitas vezes requer mais conhecimento de quem vai expor a Bíblia. No entanto, todos podem compartilhar o que já aprenderam!
“…, mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
Atos 1:8
O poderoso fato de o Espírito Santo habitar dentro de nós é o suficiente para que tenhamos condições de proclamar o Evangelho. Não há necessidade de sermos profundos conhecedores de teologia, precisamos apenas contar o que já vivenciamos com Jesus!
O apóstolo Paulo instrui Timóteo, um rapaz que foi discipulado por ele:
“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”
2 Timóteo 4:1-5
O Senhor ainda nos mostra outro argumento irrefutável para nossa missão de trazer luz, ser sal nesta terra:
“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
Romanos 10:13-15
Poderíamos entender claramente: “Como prosperam aqueles que anunciam coisas boas”!
Se fomos verdadeiramente alcançado por Jesus, nascemos de novo, recebemos o Espírito Santo, já temos tudo que é necessário para testemunhar de Jesus a outros! É uma omissão grave ficarmos calados.
QUEM SÃO AS PESSOAS À NOSSA VOLTA QUE AINDA NÃO TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA DE NOVO NASCIMENTO EM JESUS CRISTO? Façam uma lista delas. Enumere as que rapidamente te veem à mente. Parentes, vizinhos, colegas…
Decidam orar por elas nesta semana e convidá-las para uma reunião da igreja.
Reúnam-se em um lugar que comporte mais pessoas. Creiam que o Espírito Santo vai trabalhar para convencê-las e trazê-las. Nossa parte é orar e convidar!
Como Podemos Ajudar uns aos Outros?
Algumas pessoas não conseguem falar de Jesus a outros por constrangimento, vergonha ou inibições. Mas, na primeira experiência superando os temores, descobrirá que o Espírito Santo nos auxilia sempre.
“Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Romanos 10:8-10
“Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei. Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.” Salmos 81:10-16
Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.
Uma Firme Resolução
Decida orar por algumas pessoas da sua lista e pedir ao Espírito Santo a ousadia e intrepidez para testemunhar de Jesus.
Você tem amigos, vizinhos, familiares!
Influenciá-los em decisões importantes, assuntos vitais, é um privilégio dado e sustentado pelo Espírito de Deus. Ouse proclamar o Evangelho e ser canal de Deus para a salvação de muitos.
“A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.”
Efésios 3:8-13
“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:18-20