Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Discípulos de Cristo, semelhantes a ele no caráter e nos frutos.

CONTEÚDO DO DISCIPULADO 1/1

Na lição passada sobre Discipulado 1/1 vimos o que é discipular e como o relacionamento, confiança, transparência, geram um crescimento pessoal e espiritual. O confessar é algo simples, de coração aberto, pronto a aprender.

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

Tiago 5:16

Hoje veremos características de um discípulo de Cristo. Somos chamados a ser discípulos,
seguidores de Cristo. Assim chegaremos ao céu, à eternidade, com Ele.

“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.”

Lucas 14:27

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

João 3:5

Em Gênesis 5:1 lemos que Deus fez o homem à sua semelhança. No verso 3 está escrito que Adão gerou um filho à sua própria imagem. Com o pecado, nosso espírito morreu e perdemos a semelhança de Deus no caráter e nos frutos. Na carta aos Romanos o apóstolo Paulo ensina que Jesus veio para nos salvar e resgatar a nossa semelhança com Deus.

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Romanos 8:29

(Leiam juntos todo o capítulo 8 de Romanos)

Ser um cristão não é pertencer a uma religião cristã ou fazer parte de uma igreja. Ser cristão é se tornar parecido com Ele, cada dia mais semelhante à sua imagem; no caráter e nos frutos de Jesus. Essa é a vida cotidiana da igreja. A Bíblia chama isso de “santificação”. Nos tornamos cada dia mais separados deste mundo e mais parecidos com nosso irmão mais velho, Jesus Cristo.

Como isso tem acontecido na sua vida?

Faça uma exposição sincera para seu discipulador.

O propósito não é de cobrança, muito menos de expor você, mas de ajudá-lo a ter o alvo certo, o foco correto na vida cristã.

Jesus está voltando. Os sinais são muito evidentes. Só subiremos com Ele se realmente formos seus discípulos! Cristãos nominais e outras pessoas que nunca tiveram o “novo nascimento”, ficarão na terra quando acontecer o arrebatamento da Igreja.

O que temos feito com nosso tempo, energia, agenda, recursos… tem sido em função do Reino de Cristo? Ele tem impactado nossas vidas em um caminho de renúncia, rendição, quebrantamento, pedidos de perdão, mudanças de hábitos e caráter, atividades e projetos, nos alinhando como Seu propósito eterno?

Isso precisa ser avaliado por cada um de nós, confessado diante dos irmãos e do Senhor, para um comprometimento puro com Jesus e com seu Corpo, a Igreja.

“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 6:22-23

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

2 Coríntios 3:18

Os desafios diários são oportunidades importantes para experimentarmos o Espírito Santo agindo em nós com seus frutos. Esses frutos, regados e cultivados, vão nos transformando, nos fazendo cada dia mais semelhantes a Jesus. Discípulos de Cristo.

Dediquem um tempo para confissões, oração, aconselhamento e celebração com louvor e gratidão a Deus.