Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Capacite-se com os dons do Espírito

DEVOCIONAL

Como brasileiros, geralmente somos mais constrangidos para falar sobre os talentos pessoais, podemos até pensar que é virtude ser muito modesto e negar virtudes.

Quais dons você tem?

Recebemos de Deus muitos talentos. Podemos desenvolver uma quantidade ilimitada de tipos de dons. Alguns realmente se tornam vaidosos, orgulhosos, prepotentes, mas, outros vão para o extremo de negar os valores que têm.

Não é vergonhoso ou pecado dizer o que sabe fazer, o que recebeu do Senhor como dom e desenvolveu com a prática, na experiência da frutificação.

Investir nos dons pessoais, nos talentos naturais, é algo de elevada importância. Honra a Deus, serve ao próximo e alegra o coração com pertencimento e frutificação.

Mesmo quem não se constrange (sem vaidades ou prepotência), e atua nos talentos servindo aos outros, é limitado. Todos nós somos limitados. O pecado restringiu a capacidade física, emocional ou intelectual de todos.

Como seres espirituais que somos, dependemos do Espírito Santo, de Sua presença e manifestação em nós. Quando nascemos de novo, Ele vem morar em nós e tem liberdade de nos guiar, seu Fruto e Dons se manifestam.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”

Romanos 12:3-8

Já vimos que o Fruto trabalha nosso caráter e personalidade. Os dons nos capacitam para toda boa obra. Não importa se o que vamos operar é algo “espiritual”, mais ligado à Igreja, ou se é relacionado ao trabalho profissional e comercial. Em todas as circunstâncias, dependemos da manifestação do Espírito, que nos dá liberalmente os dons necessários!

Segundo o versículo acima, alguém que recebe profecia, não é apenas o que revela o futuro, mas o que usa a palavra profética para consolar, exorta e edificar. Podemos nos livrar dos estereótipos religiosos. Os dons espirituais são para serem usados em todas as circunstâncias. Seja a misericórdia, mencionada no versículo, ou o dom de presidir, fé, exortação, ensino ou ministério, são dons necessários a todo profissional, familiar ou discípulo na igreja.

“A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

1 Corintios 12:1-11

Orem pedindo dons ao Espírito Santo. Essa oração deve ser seguida de estudo da Palavra acerca desses dons. Uma dedicação pessoal, no altar do Senhor e no discipulado, trará imensuráveis frutos à sua vida.