Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Primeiramente, leia Romanos 5:12 a 21

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

.

Romanos 5:12-21

O sangue é a vida expressa de forma material. O sangue de Jesus era sua vida. Ao derramá-lo na cruz, em sacrifício santo e vivo, nossos pecados foram quitados. “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.Justiça inclui dívida paga.

A vida de Cristo tinha um valor inestimável (continua tendo eternamente); só Ele poderia cobrir a dívida de toda a humanidade. Jesus foi o preço pago pelo resgate de cada pessoa que já viveu, que está viva hoje ou vai nascer.

Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. 
Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.

 

Levítico 17:11, 14

Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

 

Hebreus 10:14

porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

 

Mateus 26:28

Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita.

 

Lucas 22:50

Essa verdade deve ser relembrada por nós, não apenas em algumas ocasiões em que a Ceia é ministrada no auditório da igreja. Precisamos evocar o sangue de Jesus, em plena fé, todos os dias. Eu e você fomos comprados, salvos pelo sangue de Jesus. Deus enviou seu filho para que todo aquele que crer seja salvo, tenha suas dívidas espirituais pagas pelo derramamento do sangue no Calvário. Às vezes ouvimos alguém falar quase automaticamente, “sangue de Jesus tem poder”; isso não pode ser apenas um jargão, precisa ser uma convicção em fé, acionada sobre os nossos pecados e sobre as tentativas do Maligno querendo nos atingir. Há poder vicário no sangue de Jesus, o sangue derramado na cruz do Calvário!

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

João 3:16

Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

 

I Pedro 1:17-21

O sangue transporta, através das artérias, veias e vasos capilares microscópicos, as vitaminas e minerais essenciais à manutenção da vida. Regula a acidez/alcalinidade (pH), fornece oxigênio e remove o dióxido de carbono das células, bem como outros resíduos. O sangue é parte integrante do sistema imunológico, do combate a infecções; ele conduz para as células, tecidos e órgãos, o elevado calor gerado na bomba do coração, permitindo o funcionamento dos sistemas biológicos que são regulados por hormônios que ali também circulam. O sangue é vida! 

Jesus, o filho de Deus, decidiu derramar todo o seu sangue em terra, aos pés da cruz. Ele foi esvaziado de vida para que eu e você fôssemos cheios de vida eterna. Pense nisso como um processo físico, não apenas simbólico. Ele realmente sofreu no seu corpo – “Pai, por que me abandonaste?”. Sofreu dor e morte pelos nossos pecados. Dessa forma nossa dívida foi paga e nos tornamos livres de Satanás. Só permanece sob a cegueira e o domínio das trevas aquele que não crê no Evangelho, entregando sua vida ao governo de Jesus. 

Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

 

Mateus 27:46

Além do aspecto físico e legal do derramamento do sangue de Jesus no Calvário, quitando a dívida, precisamos evidenciar o que isso também anuncia no mundo espiritual. O diabo é lembrado, por toda a eternidade, que não tem mais domínio sobre o homem; a dívida foi paga.

O sangue de Cristo em nós, proclama também que recebemos “vitaminas”, “minerais”, “hormônios”, “oxigênio”; o sopro do Espírito e nutrientes do Reino. Isso é mais que simbólico, é espiritual. Diz respeito a perdão, luz, revelações, força, vitórias, autoridade…

Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

 

Romanos 8:11

Você pensa no sangue de Jesus com essa evidência ou só se lembra religiosamente, como se fosse uma alegoria? Você conscientemente invoca o poder do sangue de Cristo? Já experimentou e testemunha do poder de perdão e cura desse sangue santo?

Somos uma só família espiritual por causa do sangue de Jesus. Por isso somos irmãos, irmãos de sangue! O Espírito que está em nós é o Espírito de Jesus, assim como o Seu sangue. Isso nos torna um só corpo. Até a nossa forma de chamar alguém de “irmão” deve ser mais valorizada.

Esses elementos não são apenas simbologias religiosas, alegorias. São manifestações proclamadoras das verdades eternas de Deus. Não lidamos com tudo isso misticamente, religiosamente ou apenas intelectualmente. Todas essas verdades precisam fazer parte do nosso ser espiritual, evocadas e acionadas em todo tempo. O sangue de Jesus tem poder!

Ao final do compartilhamento da Lição, orem uns pelos outros. Peçam ao Senhor pela aplicação da Palavra na vida de cada discípulo.

Coloquem um propósito de na próxima reunião ouvirem alguns testemunhos sobre o que estudaram hoje.

+Amado desta semana!

Em seguida, façam o sorteio do nome a ser alvo de oração, cuidado, serviço, amor, telefonemas etc.