Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mentiras que cegam e prendem

DEVOCIONAL

Descobertas surpreendentes

Algumas pessoas, por acaso, descobrem a utilidade de determinados objetos ou particularidades de alguma peça, que outros nunca souberam.

Você já teve uma experiência assim?

Um tempero, uma comida, um detalhe do carro, do celular, um recurso da natureza… O que você já descobriu e fez toda diferença para você?

Qual curiosidade sua foi resolvida com uma descoberta importante, funcional, útil e frutífera? Por exemplo: você já descobriu se comer manga e tomar leite realmente faz mal?

Dúvidas e incredulidade são evidências da ausência de luz, da necessidade de conhecermos a verdade. Todas as vezes que vamos gradativamente nos afastando da intimidade com o Senhor, perdemos a condição de enxergar as coisas com clareza. Isso acontece de forma imperceptível, à medida que nos envolvemos prioritariamente com as atividades cotidianas.

Ninguém escapa disso. Somos, portanto, convocados a um aumento da atenção nas prioridades do Reino de Deus.

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.”

Hebreus 3:12-13

Dúvidas e incredulidade geram ambientes vulneráveis à mentira, engano e aprisionamentos. É assim que o Maligno trabalha.

Por outro lado, o conhecimento da verdade nos ajuda a vencer os dardos inflamados e mentirosos do diabo.

“Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”

Efésios 6:16

Vivemos em uma sociedade que experimenta, como nunca, a operação do erro, fake news, mentiras.

Isso vai permeando as publicações, os relacionamentos, os interesses escusos de muitos.

“Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.”

2 Tessalonicenses 2:7-12

Mas, há uma forma de sermos diligentes, cuidadosos, sábios, nessas e em todas as questões da vida. Ouvir o ensino da Palavra, os preceitos do Senhor e decidir andar na Luz é uma atitude individual, uma decisão pessoal, vital.

“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” 1 João 4:6

 

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Efésios 4:15-16

Em uma caminhada de aliança, irmãos vivendo em amor, como podemos trazer luz para cada pessoa à nossa volta?

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:5-7

Mediante cegueira, desconhecimento da Palavra e o engano deste século, muitas pessoas vivem acreditando em dardos inflamados das trevas.

Na vida de comunhão dos irmãos, no Corpo de Cristo, podemos experimentar a Luz, podemos vivenciar vitórias cotidianas. É por isso que fazemos questão de repetir: “Jesus é a minha vida. A Igreja, o meu viver!”

Algumas mentiras que nos prendem:

Mediante cegueira, desconhecimento da Palavra e o engano deste século, muitas pessoas vivem acreditando em dardos inflamados das trevas.

Na vida de comunhão dos irmãos, no Corpo de Cristo, podemos experimentar a Luz, podemos vivenciar vitórias cotidianas. É por isso que fazemos questão de repetir: “Jesus é a minha vida. A Igreja, o meu viver!”

Mentira 1: Eu não consigo

Quantas pessoas estão vivendo debaixo dessa mentira.

A verdade: “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:37-39

Mentira 2: Ninguém me ama

O Maligno engana e aprisiona muita gente por meio das emoções e baixa autoestima.

A verdade: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.” Romanos 5:8-1

Mentira 3: Eu não tenho condições

As limitações físicas ou emocionais, estabelecidas a alguém pela história de vida, família, estudos, amizades ou fatos diversos, sejam reais ou imaginárias, fazem com que muitas pessoas não ousem avançar, conquistar e desfrutar.

A verdade: “e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?” Efésios 4:7-9

Mentira 4: Não sou aceito

Sentimentos de rejeição, inadequação, não pertencimento, chegam com força e estabelecem raízes na vida de muita gente. O Maligno faz isso para roubar a paz, a alegria e frutificação.

A verdade: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” Efésios 1:3-14

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” Gálatas 3:13-14

Mentira 5: Meu futuro é incerto

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Romanos 8:31-35

“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” Salmos 91:11-16

Quais outras mentiras, geralmente ouvimos ou até mesmo declaramos, e são claramente desfeitas pelas promessas do nosso Pai Celestial?

Lembrem-se de versículos bíblicos que anunciam as verdades de Deus para as mais diversas questões da vida terrena e eterna.